Por conta das chuvas em SP, Alckmin não consegue pousar em Congonhas e retorna para Brasília
22/09/2025
(Foto: Reprodução) Vice-presidente Geraldo Alckmin durante evento
Raphael Fernandes
O presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) precisou cancelar sua participação em um evento no estado de São Paulo nesta segunda-feira (22). Por conta do temporal que caiu na capital paulista, a aeronave tentou pousar por duas vezes, mas não conseguiu e precisou retornar para Brasília.
As informações foram confirmadas à TV Globo pela assessoria de imprensa do vice-presidente. Alckmin participaria da ABRAS’25 - Food Retail FutureFood, evento que aconteceu em Campinas.
As tentativas aconteceram por volta das 14h20, no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, mas não havia visibilidade necessária para pousar. Naquele momento, a cidade estava em atenção para chuvas.
Vendaval atinge o centro da capital, estoura vídeos de prédio e derruba dezenas de árvores
A tempestade que caiu na capital paulista provocou queda de árvores, destelhamento de casas, vidros de apartamentos quebrados e o desabamento parcial do teto de uma estação da CPTM, entre outros estragos. Às 15h29, mais de 579 mil imóveis estavam sem energia elétrica na Grande São Paulo, segundo boletim da Enel.
De acordo com a prefeitura, 128 árvores caíram na capital nesta segunda. Rajadas de vento de 98,2 km/h atingiram a Grande São Paulo em um cenário que fez o céu escurecer e causou estragos em várias regiões. A força dos ventos, atrelados à forte chuva, provocou destelhamento de imóveis, queda de árvores e energia, além de transtornos no trânsito.
Árvores caíram na rua Dr. Falcão Filho, na lateral do prédio da Prefeitura de São Paulo
Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as maiores velocidades registradas foram:
98,2 km/h no Aeroporto Campo de Marte, Zona Norte, às 14h08;
92,1 km/h na estação meteorológica do CGE em Santana, Zona Norte, às 14h20.
Em Congonhas, os ventos chegaram a 87 km/h, segundo cálculos do próprio aeroporto.
Chuva derruba árvores e destelha casas na zona oeste de SP